O experimental, local e artesanal como recursos de identidade
Localizado num edifício da cidade de Babahoyo, Equador, está um espaço de produção experimental de arquitetura e design onde atualmente opera em conjunto o estúdio Natura Futura arquitectura y e o laboratório de design gráfico Urbanofacto. O projeto é gerado frente a uma problemática da cidade com necessidade de participações culturais, como resposta ao objetivo de injetar uma realidade mais próxima da arte.
Sua materialidade construtiva experimenta novas tipologias de envoltórias, utilizando a composição como ferramenta de exploração com elementos de construção locais, comuns e de baixos recursos.
Para favorece o diálogo com o exterior, no térreo suas aberturas ocupam sua totalidade, transformando-se num espaço de conexão e convergência de atividades, respondendo a um objetivo de sua tectônica; encontrar um equilíbrio denso e leve, o simétrico e assimétrico, o cru e o polido.
Alternar um espaço onde adquirir novas referências com respeito à aventura que significa ter uma visão mais complexa das possibilidades de conceber a cidade, apoiado pela apresentação de documentos, trabalhos de ateliês, conservatórios coletivos, desenhos, intervenções urbanas, propostas alternativas.
O pequeno ateliê abre um novo campo de leitura, de como concebemos um lugar de presença e ação reflexiva a partir dos processos de aprendizagem e experiências compartilhadas.